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Atendimento/Acolhimento

Início > O que Fazemos > Atendimento/Acolhimento
Os actuais problemas sociais exigem uma intervenção cada vez mais dirigida aos problemas individuais de cada família e de cada pessoa que a constitui. No entanto estes problemas têm uma causalidade social e é, também, nesta perspectiva que devem ser trabalhados.

É fundamental ter uma visão alargada dos mesmos com vista a uma intervenção consequente, através de um contributo interdisciplinar.

 

O atendimento social tem como principais objectivos:

  • Assegurar as pessoas que nos procuram um acolhimento de qualidade.
  • Assegurar um ambiente de confiança que lhes permita identificar a partir do pedido, as situações bloqueadoras do seu bem-estar e da sua integração social.
  • Pôr à disposição os equipamentos e serviços existentes e se for caso disso, a ajuda económica necessária.
  • Promover através da escuta individual, da informação, do aconselhamento e do encaminhamento, a orientação e apoio necessário em situações de crise e dificuldades pessoais

 

Atendimento Paroquial

  • Constituído por Voluntários, com a missão de “acolherem, informarem e encaminharem”, todos os que se dirigem à Paróquia.

 

a) Principais problemas identificados:

– Doenças mentais e outros problemas de saúde;

– Falta de recursos para medicamentos;

– Dívidas (renda de casa; água e luz,etc.)

– Desemprego e ausência de rendimentos, ou rendimentos insuficientes;

– RSI;

– Desestruturação familiar, conflitos familiares;

– Famílias monoparentais;

– Problemas relacionados com o envelhecimento, o isolamento e a solidão;

– Problemas derivados da acomodação à pobreza;

– Relacionamento e integração das minorias étnicas e culturais.

 

b) Problemas identificados de difícil solução:

– Desemprego e ausência de rendimentos;

– Desestruturação e conflitos familiares;

– Dependência de apoios sociais;

– Endividamento das famílias;

– Pobreza envergonhada;

– Acomodação à pobreza.

 

c) Respostas disponibilizadas:

– Acompanhamento social (acolhimento; visitas domiciliárias; encaminhamento);

– Loja solidária (alimentos, vestuário, roupa de casa, material escolar, mobiliário, electrodomésticos…);

– Dinheiro do Fundo social Diocesano e do Fundo social Solidário(Nacional);

– Tickets Restaurante e vales de compra;

– Organização do voluntariado de proximidade;

– Dinamização do Banco Local de Voluntariado;

– Projectos de Acção Social;

– CLAII, apoio social a imigrantes e actividades interculturais;

Somos 20 Cáritas Diocesanas !

Cáritas

A Cáritas Diocesana é um organismo oficial da igreja Diocesana destinado à promoção e exercício da sua acção social e caritativa que procura servir as pessoas na raiz do problema.

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Rua 15 de Maio, 11
7300-206 PORTALEGRE

caritas.ptg@gmail.com

tele. +351 245 202 772

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